osteopatia
adulto

A Osteopatia é a ciência que diagnostica e trata as disfunções de mobilidade dos tecidos do corpo humano. Estas disfunções podem criar distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas que afetam o correto funcionamento do corpo humano.

 

Mas como é que a Osteopatia consegue tratar ditas disfunções?

    • A Osteopatia irá utilizar uma variedade de técnicas manuais, que lhe permitirão restaurar o equilíbrio do corpo. Ditas técnicas podem ser aplicadas em todas as etapas da vida: infância, adolescência, fase adulta e velhice.

 

As áreas de intervenção da Osteopatia são muito amplas entre elas:

    • Estrutural: área relativa às lesões musculo-esqueléticas: (ex: lombalgias, cervicalgias, hérnias, protusão discal, ciática, torcicolo…)
    • Craniana: disfunções anexas à tensão e falta de mobilidade dos ossos do Crânio. (ex: Cefaleias, tonturas, zumbidos, disfunções da articulação temporomandibular…)
    • Visceral: Condições relacionadas com os órgãos viscerais (ex. hérnia de hiato, refluxo gastroesofágico, gastrite, úlcera, hemorróida, hérnia inguinal, obstipação, dismenorreia…)
    • Oftalmológica: problemas associados à musculatura e enervação relacionada com a visão
    • Vascular: condições específicas relacionadas com a componente vascular (ex. compressões vasculares…)
    • Ginecológica: condições relacionadas com o sistema ginecológico (ex. anteversão e lateralidade uterina…)

 

Na Restart clinic contamos com Osteopatas que são também Fisioterapeutas, pelo que integram as duas áreas de conhecimento com o objetivo de encontrar sempre a causa primária do seu problema e atuar diretamente na sua resolução.

Nos países com legislação e regulamentação sobre Osteopatia, como é o caso do Reino Unido, Austrália ou EUA entre outros, podemos encontrar Osteopatas inseridos no corpo clínico dos hospitais. Em Portugal atualmente aprovou-se uma Resolução para a Osteopatia, nº 64 de 28 de Julho de 2003 por unanimidade, na Assembleia da República e publicada no Diário da República (série- A, nº 193), que deu posteriormente lugar à Lei 45/2003 de 22 de Agosto, que promove a regulamentação geral na qual se encontra legalizada a Osteopatia.